Use a Planilha Financeira para colocar seu orçamento familiar sob controle

O dinheiro que entra e sai na sua conta, se não houver controle, pode estar indo pelo ralo com gastos exagerados e que poderiam facilmente ser evitados. Para quem está começando a organizar suas finanças é mais complicado ainda descobrir em quais pontos o orçamento familiar precisa melhorar. Até mesmo porque primeiro é preciso ter esse orçamento na ponta do lápis.

 Você sabe exatamente para onde o seu dinheiro está indo? Quais são os seus maiores gastos? Qual é o impacto da soma de pequenas compras do dia a dia? Veja aqui como encontrar as respostas para essas perguntas e controlar de uma vez por todas seu orçamento familiar.

Como funciona a planilha financeira

A resposta simples e acessível para qualquer família controlar seu orçamento é uma boa planilha financeira. Seja usando modelos prontos da internet, aplicativos de celular ou mesmo um caderninho onde possa anotar tudo o que foi gasto no dia.

>>Clique aqui para baixar uma planilha em Excel para você fazer seu orçamento mensal.<<

O básico que a sua planilha precisa é ter de um lado todas as fontes de renda (salários, pagamentos por serviços, bonificações, rendimentos, etc) e do outro lado todas as despesas (gastos fixos, compras no supermercado, cartão de crédito, etc). No final do mês a subtração da renda pelas despesas precisa ser positiva. Assim é possível ter certeza de que o seu orçamento está adequado. Mas calma, porque um resultado negativo pode ser alarmante, mas também serve de ponto de virada para você encontrar uma solução o quanto antes.

Com o App Sicoobcard Mobile você controla todos os seus cartões.
Baixe aqui para Android            Baixe aqui para iOS

Ir anotando à medida que vai gastando é importante porque até a pessoa com melhor memória não seria capaz de lembrar absolutamente tudo o que fez no período de uma semana. Além disso, é uma forma de concentrar gastos e receitas que são compartilhados. Nessa planilha, é possível anotar a participação de cada membro da família no balanço total da casa.

Para a planilha ter o efeito necessário, você precisa anotar tudo mesmo: do aluguel ao picolé na praia. Sua planilha vai ser seu mapa para entender por onde o seu dinheiro está fluindo. Com ela você pode prever quanto aproximadamente você gasta em cada mês e se precaver antes de gastar o que não deveria. Hoje em dia, com acesso ao cartão de crédito sempre na mão, fica fácil perder o controle dos gastos.

O truque de categorizar seus gastos 

Aqui vai uma dica extra na hora de analisar sua planilha: agrupe os gastos em categorias comuns. Por exemplo: aluguel, água e luz podem estar juntos em “Gastos da Casa” e idas ao restaurante podem ser somadas a uma categoria “Comer fora de casa”, para você ter noção no fim do mês de qual o tamanho da fatia do seu salário que cada tipo de gasto consome.

As categorias vão ser úteis na hora de cortar os gastos que estão pesando o orçamento de vocês. Se uma categoria é considerada não essencial, a decisão de cortar gastos desses tipo no próximo mês ficarão ainda mais tranquilas. O legal da planilha é que ela começa a reorganizar o seu pensamento para categorizar um gasto antes mesmo que ele aconteça.

Mesmo nos tipos de gastos essenciais é possível encontrar brechas para aliviar o orçamento familiar! Como afirma a planejadora financeira Myrian Lund, que apresenta o Compartilhando Educação Financeira, “sempre é possível reduzir despesas, trocando um plano de telefone, de tv a cabo, de internet, negociando aluguel, pedindo algum desconto. Essa economia pode ser reverter em poupança para você”.

O App Minhas Finanças do Sicoob ajuda você a se organizar.
Baixe aqui para Android            Baixe aqui para iOS

Organize também o que vai poupar

Por falar em poupança, saiba que a planilha financeira é também a sua aliada para juntar dinheiro no fim do mês. É óbvio que ao ficar ciente do destino que o seu dinheiro tem tomado todos os meses, você naturalmente vai querer buscar alternativas que te ajudem a gastar menos (ou nada) em cada ponto do caminho.

Mas você não precisa esperar fechar a planilha financeira para poupar se você já sabe quanto quer guardar todo mês! Adicione na coluna dos gastos uma quantidade fixa que será destinada para uma aplicação financeira e, pronto, já começa a economizar agora mesmo.

Essa planilha também te deixa muito mais seguro para um momento em que adquirir uma linha de crédito é a solução mais adequada para sua família, seja para o financiamento de um bem ou para a negociação de uma dívida. Sabendo o quanto você dispõe em cada mês fica muito mais fácil assumir um compromisso que pode cumprir.

Linha de crédito

Contar com uma linha de crédito pode ser a saída ideal para facilitar a realização dos seus planos no tempo certo. Seja para antecipar do 13º, reforma a sua casa, investir nos estudos ou comprar o primeiro carro. Você pode contar com o Sicoob para te orientar com as melhores opções para o seu perfil e sempre com taxas que cabem no seu orçamento.

Conheça a economia compartilhada

A Sicoob Rio apresenta esse conteúdo de educação financeira porque acredita que todos podemos fazer parte de um mundo colaborativo e sustentável. Somos guiados pelo conceito da economia compartilhada e é por isso que cada cooperado do Sicoob é também um dono da sua cooperativa. Isso significa ter voz nas decisões e se beneficiar dos resultados.

Fonte: Sicoob Central Rio – http://www.sicoobrio.com.br/index.php/2017/item/112-planilha-financeira-para-controlar-orcamento-familiar

top