Por que ser cooperativista

As cooperativas contribuem para a construção da paz por meio da promoção do desenvolvimento local, econômico e social. Em sociedades pós-conflitos, as cooperativas re-introduzem sistemas justos de distribuição, criam sistemas de oferta e mercado, garantem acesso a serviços financeiros e estimulam a geração de empregos. Seu modelo econômico – enfatizando a auto-sustentabilidade e a ajuda mútua – facilita a reconciliação política e social.

Ao mesmo tempo, as cooperativas empoderam indivíduos e viabilizam foros para processos democráticos de base. Sua natureza colaborativa fomenta a confiança e ajuda a desenvolver capital social no âmbito das comunidades. Seus benefícios são geralmente maiores nas situações nas quais são mais demandados: entre vítimas de conflitos, mulheres e outros grupos vulneráveis, assim como durante crises humanitárias.

Plataforma Cooperativista de Theodor Amstad

Com a carroça cheia e as alimárias carregadas do fruto de seu pesado trabalho e do resultado de muito suor, o colono se dirige à casa comercial, mas as bugigangas estrangeiras, que recebe em troca, para levar para casa, ele facilmente pode colocar debaixo do braço…

Por isto a queixa, que hoje se ouve com frequência.

“Pelas nossas coisas nada recebemos, porém pelo que compramos devemos pagar o valor duplo e triplo!”

Assim estareis de acordo comigo, se eu vos digo:

“A dependência econômica, na qual atualmente nos encontramos em relação a outros países, é na verdade uma nova escravatura, que está ameaçando o nosso país!”

Como foi um ponto de honra abolir a antiga escravatura, assim agora para o verdadeiro brasileiro constitui uma questão de brio afastar com mão firme esta nova escravatura do nosso querido Brasil.

Devemos produzir mais, para exportar mais e importar menos, senão nos endividaremos sempre mais.

Prefiram os produtos nacionais aos estrangeiros.

Se uma grande pedra se atravessa no caminho e 20 pessoas querem passar, não o conseguirão, se um por um a procuram remover individualmente.

Mas se as 20 pessoas se unem e fazem força ao mesmo tempo, sob a orientação de um deles, conseguirão solidariamente afastar a pedra e abrir caminho para todos.

(Conferência na Fundação da Associação dos Agricultores. Feliz, fevereiro/1900)

POR QUE SER ASSOCIADO DO SICOOB CECREMEF?
top