Palestra sobre investimentos para associados aplicadores

Palestra da B3 educação para investidores

No dia 3 de outubro, o Sicoob Cecremef promoveu uma palestra, como parte da World Investor Week, um evento global para promover a educação do investidor, e que no Brasil é coordenado pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários.

Alexandre Cabral, da B3 educaçãoA apresentação ficou a cargo do consultor Alexandre Cabral, da B3 educação, braço educacional da B3 Brasil Bolsa Balcão, empresa que integrou as atividades da BM&F BOVESPA e da Cetip.

Durante o encontro foram abordados temas como: a importância da educação financeira, orçamento pessoal e familiar e planejamento de educação dos filhos. Cabral falou um pouco da sua experiência e história pessoal, e pontuou a necessidade de se levar a educação financeira para o ambiente familiar. Citando seu caso pessoal e a forma como ensina suas filhas pequenas, demonstrou como é possível e benéfico criar uma disciplina desde cedo, no relacionamento com o dinheiro

A didática escolhida pelo palestrante para tratar do conteúdo deste evento começou pela criação de uma planilha de receitas e despesas pessoais (usando valores médios sugeridos pelo público presente), dividida em despesas fixas, variáveis e extras.

O segundo passo foi sugerir uma análise dessas despesas, para estabelecer prioridades, evitar o endividamento e começar uma poupança com as sobras que esse planejamento financeiro viabiliza.

Por fim, Alexandre Cabral falou das diferentes opções de investimento, de renda fixa e renda variável, que devem estar adequados às disponibilidades e ao perfil de cada aplicador – conservador, moderado ou arrojado.

Após a palestra, o Diretor Operacional do Sicoob Cecremef, Carlos Soares, destacou o portfólio de produtos de investimentos da Cooperativa, baseados em renda fixa e de baixo risco. E informou da parceria com o BankRio, escritório credenciado da XP Investimentos, que pode orientar os associados que buscam outros tipos de investimentos.

O evento teve o apoio da CAEFE – Caixa de Assistência dos Empregados de Furnas e Eletronuclear.

top