Portabilidade de Salário e Benefícios

Você pode receber seu Salário, Benefício do INSS, Pensão ou qualquer outro tipo de provento, onde você preferir.

O Sicoob Cecremef oferece taxas de juros mais baixos aos associados que optarem pela Portabilidade

Faça já sua Portabilidade para o Sicoob Cecremef, clicando no formulário correspondente à sua situação atual:

Empregado na Ativa: CLIQUE AQUI (Preencha e assine em 2 vias, e leve para protocolar na agência do banco onde seu salário é depositado, até cinco dias antes do pagamento.)

Aposentado ou Pensionista: CLIQUE AQUI (Preencha e assine em 2 vias, e entregue na Cooperativa ou ao Representante Regional. Você poderá também encaminhar via Correio, para: Rua Real Grandeza, 139, 5º andar, Botafogo, Rio de Janeiro-RJ. CEP 22281-033.

Receba o seu Complemento de Aposentadoria/Pensão no Sicoob Cecremef – solicite a mudança de seu domicílio em sua Fundação.

TIRE SUAS DÚVIDAS

– O que é a Portabilidade Salarial?

É o direito de escolha do trabalhador movimentar a conta-corrente de seu salário, proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares na sua própria instituição financeira – o Sicoob Cecremef. (Resolução nº. 3402/06 do Conselho Monetário Nacional)

– O que é necessário para fazer a Portabilidade do Salário para o Sicoob Cecremef?

A operação é simples e rápida: preencher o formulário que você encontra acima. Você também encontra esse formulário no PA Botafogo do Sicoob Cecremef, e nos PAs Centro, Angra, Mambucaba e Usina de Furnas. O formulário deverá ser assinado, entregue e protocolado no banco onde você recebe seu salário. O pedido é feito uma única vez, devendo ser acatado em, no máximo, 5 (cinco) dias úteis. Daí por diante, a transferência ocorrerá automaticamente e seu salário estará disponível na sua conta no Sicoob Cecremef. (Resolução 3402/06 do CMN, artigo 2º, § 2º)

– Quando posso fazer a Portabilidade?

Todos os associados – funcionários de empresas públicas ou privadas – podem fazer a portabilidade bancária desde 1º de janeiro de 2012. (Resolução 3402/06 do CMN artigo 6º, inciso II)

– Terei algum custo para realizar a Portabilidade?

Não. É vedado à Instituição Financeira detentora da conta salário cobrar, a qualquer título, tarifas dos associados do Sicoob Cecremef que solicitarem a portabilidade. (Resolução 3402/06 do CMN artigo 2º, inciso I e § 1º)

– Após a realização dessa Portabilidade, terei atraso no recebimento dos meus vencimentos?

A Instituição Financeira detentora da conta-salário é obrigada a assegurar a faculdade de transferência, com disponibilidade no mesmo dia, dos vencimentos do associado para a respectiva conta-corrente de sua titularidade no Sicoob Cecremef. (Resolução nº. 3402/06 do CMN, artigo 2º, inciso II,)

– O que acontecerá com a antiga conta junto ao banco que tem minha conta-salário?

Continuará existindo. Somente poderão ser depositados nela os valores originários da empresa que lhe contratou, e são proibidos créditos de outras origens. (Resolução nº. 3402/06 do CMN, artigo 5º)

– O que acontece com as contas que eu pago naquele banco (luz, telefone, TV a cabo, cartão de crédito)?

O banco poderá deduzir as parcelas de empréstimos, financiamentos ou arrendamento mercantil que você tenha contratado anteriormente com ele. (Resolução 3402/06 do CMN, artigo 2º § 1º, inciso II) As contas de concessionárias de energia, telefonia e TV por assinatura que estão em débito automático no antigo banco, você poderá cadastrar para débito automático do Sicoob Cecremef.
Já o seu cartão de crédito, ele não é vinculado à sua conta no banco – a administradora do cartão é uma empresa diferente do banco. Você poderá pagar essas faturas no Sicoob Cecremef, inclusive via internet.

top